Você está deixando este site e será redirecionado para o site global da Interbrand.

Interbrand divulga o ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2016

1 de dezembro de 2016

Edição desse ano apresenta crescimento no valor total do portfólio e investiga o segredo das marcas para crescer em tempos de crise; Itaú e Bradesco ocupam as duas primeiras posições e Havaianas e Renner têm os maiores crescimentos; CVC é a primeira marca do setor de agências de viagem a entrar no ranking

São Paulo, 1 de dezembro de 2016 – A Interbrand, consultoria de marcas líder no mundo, anunciou hoje o ranking das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2016. A divulgação aconteceu nesta manhã (1), durante evento para convidados, no Insper, em São Paulo.

As cinco primeiras posições ficam, respectivamente, com Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. Já as marcas que mais cresceram de 2015 para 2016 foram Havaianas, Renner, Ipiranga, Bradesco e Lojas Americanas.

Duas novas marcas integram o ranking deste ano, CVC e Magazine Luiza, ocupando a 22ª e 24ª posição, respectivamente. A CVC foi a primeira marca do setor de agências de viagens a entrar no ranking. Já o Magazine Luiza retornou à lista, após ter saído em 2015.

“As grandes histórias deste ano têm várias características em comum e podem ser divididas em dois grupos: marcas que foram além do seu mercado de origem e marcas que utilizaram este momento para rever suas estratégias e olhar para dentro. Para isso, buscaram entender mais a fundo seus consumidores e co-criar com eles, a fim de construir lealdade”, declara Daniella Bianchi, Diretora Geral da Interbrand São Paulo.

Quinze das 25 marcas apresentam uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, sete tiveram um crescimento de dois dígitos em seus valores de marca: Renner e Havaianas, com 17% (a maior variação positiva); Ipiranga, com 16%; a vice-líder do ranking, Bradesco, com 15%; Lojas Americanas, com 14%; Cielo, com 12% e Bohemia, com 10%.

“Enquanto a economia brasileira encolhe, o valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu 5,4% este ano. O portfólio, que valia R$ 104 bilhões no ano passado, passou a valer R$ 110 bilhões, reforçando a importância da gestão de marcas bem feita em momentos de crise.” afirma André Matias, Diretor de Estratégia da Interbrand.

Crise e Crescimento: de que lado sua marca está?

Em 2016, o estudo trata sobre Crise e Crescimento e lança um olhar para as Marcas que enxergaram na maior crise das últimas décadas a oportunidade para estreitar laços com os consumidores brasileiros e se valorizar ainda mais.

Em parceria com a Provokers, foi realizada uma pesquisa em todo o Brasil, que reuniu mais de mil entrevistados e 124 marcas, o que resultou num amplo panorama do cenário atual e impressões positivas e negativas de diferentes marcas em diversos segmentos.

Para construir essa análise, também foram entrevistados gestores de marcas que, além de estarem bem posicionadas no ranking, tem histórias relevantes para contar, como por exemplo Itaú, Bradesco, Skol, Havaianas, Renner e Ipiranga, que estão fazendo a diferença nos variados setores onde atuam.

“Este ranking deixa uma importante lição: mais do que nunca, a construção de uma marca forte tem a ver com resiliência. Entender o status quo não será suficiente. Será preciso estar disposto a desafiá-lo e mudá-lo. Sempre”, reforça Daniella.

Para conhecer todos os insights, entrevistas e aprendizados de 2016, acesse www.rankingmarcas.com.br

Metodologia

Para uma marca estar na lista das mais valiosas, o primeiro requisito é que tenha origem nacional e informações financeiras públicas. Não há exigência de que as empresas tenham capital aberto, mas é fundamental que existam dados financeiros públicos.

Determinado a partir de uma metodologia exclusiva e certificada de Brand Valuation, desenvolvida em 1988 em parceria com a London Business School, o ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas é resultado de estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. O ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas existe desde 2001.

Sobre a Interbrand Interbrand São Paulo

A Interbrand acredita que o crescimento é alcançado quando uma organização possui uma estratégia clara, oferecendo aos seus clientes experiências excepcionais por meio de uma combinação de estratégia, criatividade e tecnologia. Com uma rede de 18 escritórios em 14 países, a Interbrand é uma consultoria global de marca que ajuda a impulsionar o crescimento das marcas e negócios ao redor do mundo. Publica anualmente os estudos Best Global Brands, Breakthrough Brands e Marcas Brasileiras Mais Valiosas, além do canal de branding com maior relevância mundial, o brandchannel. Internacionalmente, a Interbrand faz parte do Grupo Omnicom Inc. Para mais informações, entre em contato ou nos acompanhe em nossas redes sociais: LinkedInTwitterFacebook e Instagram

Para mais informações, entre em contato:

Sobre a Interbrand CDN Comunicação

Para mais informações, entre em contato: